De um passado iluminado para um futuro de trevas

1

março 25, 2014 por Yuri Torres

Em Avellaneda, na grande Buenos Aires, o cenário é apocalíptico. Não pelo Racing, mesmo estando em 18º do Campeonato Argentino e que hoje completa 111 anos, pelo menos um dia de festa. Mas o caos mesmo vem de um gigante, o Independiente.

Um clube que detém a verdadeira alcunha de Rey de Copas, por ter ganho nada mais e nada menos do que sete Libertadores da América, time que mais venceu o torneio, e dois mundiais de clubes. Claro que toda essa glória foi conquistada no passado, sendo que seu último título da Libertadores veio em 1984, mas isso não tira nem um pouco o tamanho do time, porque um clube que não tem história, não tem nada.

Imagem

Time do Independiente que conquistou sétima taça da Libertadores para o clube. Em pé: Carlos Goyén, Rodolfo Zimmermann, Enzo Trossero, Hugo Villaverde, Claudio Marangoni e Néstor Clausen; Agachados: José Alberto Percudani, Ricardo Giusti, Jorge Burruchaga, Ricardo Bochini e Alejandro Barberón

 

Depois dos grandiosos títulos conquistados nos anos 70 e 80, os rojos ainda conquistaram muitos outros no decorrer dos anos, como campeonatos argentinos, Sulamericana, Supercopa Libertadores, mas sempre sendo mais um coadjuvante do que protagonista no cenário futebolístico argentino. Eis que no dia 15 de junho do ano passado, o Independiente foi rebaixado, graças às suas terríveis campanhas dos três anos anteriores, já que na Argentina se conta a média (promédio), para que um time senja rebaixado, na ocasião perdeu para o papal San Lorenzo por 1 a 0 e assim caiu pela primeira vez em sua história.

Atualmente, o clube está há oito jogos sem vencer, já que na última partida perdeu para o Sarmiento por 2 a 0. Se o campeonato acabasse hoje, os rojos teriam que jogar um desempate contra o Instituto Córdoba, para ver quem ficaria com a vaga restante da elite do argentino.

Mas acredite se quiser, estar na segundona e não vencer há tantas partidas são só alguns dos grandes problemas que o clube de Avellaneda possui. Parece que nos próximos dias a situação tende a piorar bastante, já que seu presidente, Javier Cantero, pode renunciar ao cargo em algumas horas, fato comemorado  nas redes sociais por um importante barra brava do Independiente, “Bebote” Álvarez. Se não bastasse todos esses fatores para afirmar que o clube está se afundando cada vez mais, aparece mais um, até pior do que se possa imaginar, tudo por causa de uma dívida.

Imagem

O hincha “Bebote” Álvarez comemorando a possível renúncia do presidente dos Rojos e seu desafeto.

O estranho caso se dá a uma dívida do clube com o jogador Luciano Leguizamón, que jogou no clube em 2012 e 2013 e que cobra salários atrasados. A quantia é de 2,4 milhões de pesos (301,3 mil dólares) e assim o jogador solicitou o arresto judicial dos troféus do time, isso mesmo, já que o Independiente não paga ao atleta, terá que leiloar alguns de seus troféus para arrecadar o dinheiro necessário. não se pode de jeito nenhum, pensar em um ambiente mais catastrófico, seu time estar na segunda divisão, estar oito jogos sem vencer no campeonato, presidente poder renunciar e ter que vender alguns dos maiores patrimônios do clube para pagar jogador. Parece que agora, outro apelido do clube faz bastante sentido, os Diablos Rojos parecem estar realmente no inferno. E que me desculpem os ateus, mas bem que Bochini poderia orar por seu grande clube.

Imagem

Bochini, o maior jogador da história do Independiente que poderia facilmente, mesmo com 60 anos de idade, salvar o clube.

Anúncios

Um pensamento sobre “De um passado iluminado para um futuro de trevas

  1. Rose disse:

    Que a história do passado vença o presente, para ter a mesma”história” no futuro….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: