“Vengo de barrio de Boedo”. Histórico e épico

Deixe um comentário

abril 5, 2014 por Yuri Torres

Esse, com toda certeza, será um dos melhores posts do meu blog, se não for o melhor. Só quem tem um time de coração consegue entender o que é tradição, o que é amor à sua terra. Imagine você torce pra um time que nasceu e viveu por anos no local, não é apenas um lugar comum e sim onde ele estabeleceu raízes. Para o torcedor do San Lorenzo, isso foi dolorido, muito dolorido, mas há de mudar e melhor ainda, na semana de seu 106º aniversário.

Pra quem não sabe, o clube argentino de Buenos Aires, o Club Atletico San Lorenzo de Almagro é originário do bairro portenho de Boedo, no local existia o imponente Viejo Gasómetro, palco de muitas glórias do clube, glórias do passado. O time vivia muito bem até os anos 70 quando uma crise profunda acertou em cheio e isso fez com que a estatura do clube diminuísse drasticamente. Na época, a Argentina vivia sobre o Regime Militar e assim o governo viu a crise do clube como algo para se beneficiar, se enriquecer e assim de forma quase literal, expulsaram o San Lorenzo do local. O lugar foi comprado pelo hipermercado francês, Carrefour, que até hoje em dia está de pé.

Imagem

Viejo Gasómetro, o antigo estádio do San Lorenzo, que hoje dá o lugar para o hipermercado Carrefour

Passaram-se anos e mais anos e isso fez com que o San Lorenzo se enfraquece-se cada vez mais, parou de ganhar títulos, dois anos depois da venda foi rebaixado, ou seja, depressão total para os de Boedo. Viram até times que nunca participaram do cenário principal do futebol argentino ganharem títulos importantes, no caso o Vélez Sarsfield e o Argentino Juniors, que levaram o caneco que não é encontrado na sala de troféus do San Lorenzo, a Taça Libertadores da América. E mesmo com a construção de seu novo estádio no ano de 1993, eles viram um time ainda amargando frustrações e as glórias, só nas lembranças do passado. O estádio foi batizado com o nome de Nuevo Gasómetro, nome dado para eles nunca se esquecerem de onde vieram.

Mas a torcida nunca abandonou seu clube, é nitidamente uma das mais fanáticas do país e por diversas vezes mobiliza manifestações gigantescas, com cerca de 100 mil pessoas que iam até a Embaixada francesa e o Palácio da Justiça, reivindicar o seu local de direito, reivindicar a sua verdadeira casa. Exemplo do vídeo que mostra milhares cantando com muito amor que são de Boedo.

Segue a letra:

“Vengo del barrio de Boedo barrio de murga y carnaval, te juro que en los malos momentos, siempre te voy a acompañar, dale dale matador”

Em 15 de dezembro de 2012, houve uma vitória parcial para os cuervos, mas ainda faltava o mais importante, um acordo entre San Lorenzo e o Carrefour, até que ontem, dia 4 de abril, um dia para ficar na história do clube, os dois firmaram um acordo, time e supermercado. Os representantes do San Lorenzo, Matías Lammens, Marcelo Tinelli y Roberto Álvarez e os do Carrefour, Daniel Fernández y Leonardo Scarone deram uma coletiva de imprensa no hotel Intercontinental para mostrarem todos os aspectos do acordo. O primeiro a falar foi o presidente do Carrefour: “O lugar é de vocês. Trabalhamos em uma proposta que deixe todos satisfeitos”. Proposta que foi esclarecida presidente do clube, Matías Lammens, que estava muito feliz: “A partir de hoje teremos um prazo de 30 dias para depositar ao Carrefour algo em torno de 15 milhões de pesos”. Uma taxa simbólica ao hipermercado.

Agora sabemos que os cuervos sairão novamente às ruas, mas é claro, para festejar e festejar muito. Não a nada mais importante do que você voltar para seu lugar de origem, nada mais emocionante.

E senhores, eu não sei se vocês acreditam em milagre, mas quem há alguns anos atrás falaria que um time que além de ser campeão um ano após quase ser rebaixado, voltaria para seu lugar de direito e tudo isso quando no ano passado, quando os tais “milagres” começaram a ocorrer, um papa argentino foi escolhido, Papa Francisco, um fanático torcdor do San Lorenzo.

Imagem

Papa Francisco, milagre ou não, o San Lorenzo parece voltar a ter glórias depois de muitos anos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: